Post do Fred
Neste sábado assisti ao filme "Idiocracy". O filme em si é fraco, mas o plot é interessante: em um experimento científico, um oficial do exército (Luke Wilson) é congelado em uma capsula para ser descongedo em um ano. Mas como sempre ocorre nesses tipos de filme, o experimento dá errado e ele é congelado por 500 anos! Ao acordar, descobre que a Terra (mas precisamento os EUA) é habitada por seres de QI baixíssimo (no começo do filme explicam porque isso ocorre, levam em conta que pessoas "burras" tem mais filhos que pessoas "inteligentes", ou seja, uma espécie de teoria da evolução ao contrário).
Nesse mundo tudo é caótico (nada funciona e pasmem! Irrigam as plantações com Gatorade). Mas o que me chamou a atenção foi o comentário de um amigo que assistia ao filme conosco: isso parece muito com o Brasil!
Aqui um casal com pouca instrução costuma ter mais filhos do que casais mais intruídos. Um casal pouco acostumado à cultura não tem como passar tais valores para seus filhos, tornando-se um circulo poucas vezes quebrado.
Posso dar como exemplo um acontecimento ocorrido no domingo: estava eu na internet, quando de repente as janelas começam a tremer, e um barulho ensurdecedor instaura-se. Barulho este proveniente do reluzente Golf vermelho do meu vizinho, estacionado em frente da minha casa com a porta traseira aberta e os auto falantes gritando o mais puro e melódico funk carioca. Engraçado que este rapaz deve ter seus dois ou três filhos com menos de 25 anos, enquanto eu não tenho nenhum (e não pretendo tão cedo...). Já imagino esses menininhos cantando funk enquanto andam em seus velotrols...
Claro que esse exemplo é muito genérico, existem diversos tipos de casais...mas se vocês virem o filme perceberão que a mediocridade que impera é global.
Comentários
Entendeu? Nem eu!
Beijinhos Rê. Sopapos Fred.