O Dia dos Professores é comemorado nesta segunda-feira (15). A data que criou o feriado escolar foi instituída oficialmente no país em 1963, por meio de um decreto federal do presidente João Goulart. O documento diz, na linguagem da época, que, “para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular
Engraçado...se é feriado escolar, porque a descrição do decreto diz que devemos enfatizar a importância do professor junto ao aluno e sua família? A escola, então, deveria promover eventos, festas envolvendo professores e alunos, uma convivência diferente da sala de aula.
Infelizmente a imagem do professor está distorcida demais, visto a diminuição da procura por cursos de licenciatura. Além dos salários horríveis (se esquecem que, no mínimo, um professor passa 4 anos numa carteira de universidade), temos de conviver com uma juventude sem limites, que desconhece o respeito pelo próximo e a importância da educação e da cultura. E o que mais amedronta é a questão dos pais deixarem que os filhos tomem as rédeas da situação, alegando que no passado tiveram uma educação "rígida demais". Claro que para toda regra há uma excessão, que infelizmente é mínima diante dos jovens "desvairados" espalhados pelo mundo.
Então, neste dia dos professores, desejo a todos muita luz na caminhada do magistério e força sempre! Nunca desistam do propósito principal que nos fez entrar na faculdade: Formar cidadãos responsáveis, conscientes, cultos e defesores da pátria!
Que essa chama nunca apague de nossas almas e que lá na frente possamos ver nossos frutos: jovens mais conscientes, tentando corrigir seus erros em seus filhos.
Felicidades mestres queridos do meu curso de letras....sucesso meus amigos de letras...paz e luz para todos os professores do Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paca tatu, cotia não?!

Ano novo

Bizarro