Speak or don't speak english? This is the question
"Aulas de Inglês são inúteis no Brasil"
"Só aprenderemos mesmo uma segunda língua vivendo em outro país"
"Professora, qual a melhor escola de inglês para eu aprender a falar?"
Quando escolhi fazer letras coloquei minha paixão por literatura em primeiro lugar, porém com o passar dos anos despertei o gosto por linguística e inglês. Não me imaginava dar aulas somente desta, no entanto a vida me levou para este caminho. Gosto demais de lecionar inglês, levar cultura e conhecimento para meus alunos, mas há algum tempo algumas afirmações ou falsos pensamentos sobre esta matéria me fazem nervosa.
Primeiramente, por que aprender inglês na escola se não saio falando fluente? Bom, quando você está na escola tem a intenção de sair de lá um físico? um matemático? um especialista em química quântica? NÃO. Então por que a pretensão de falar fluentemente? Se a escola for convencional, o inglês funciona como qualquer outra matéria. Salvos os casos de colégios bilingües ou americanos.
Em colégios regulares, o ensino da língua inglesa tem como premissa fornecer conhecimento básico, apresentar uma nova cultura e preparar o aluno para o vestibular. Dentro DESTA definição, os professores até melhoram suas abordagens com vídeos, músicas, livros etc., mas não tem a obrigação de fazer de você um americano.
Por outro lado, em escolas de curso livres, como as famosas que todos conhecem, os professores são preparados para desenvolver em você uma nova língua, trabalhando suas percepções visuais, auditivas, cognitivas e tudo mais. Nesse caso há um comprometimento do método de ensino e do profissional em mergulhar o aluno numa nova cultura.
"Tá, mas faço inglês na escola X e não estou conseguindo falar, nem entender um filme. Realmente o ensino é uma porcaria."
Não, definitivamente não é. Escolas sérias e profissionais comprometidos vão fazê-lo aprender inglês sim, sem ao menos você ter um passaporte. Porém não é obrigação somente do professor. Quem já fez faculdade pode entender melhor: durante um curso universitário temos contato com novas matérias, uma nova profissão. Para que tenhamos o "básico", teórico de um determinado seguimento, precisamos frequentar aulas diariamente (eu tinha aulas até aos sábados) além de ler materiais afins, assistir palestras, mergulhar em tudo que diz respeito ao curso. Mesmo assim, só iremos absorver o que aprendemos praticando, trabalhando na área escolhida.
Com o inglês NÃO É DIFERENTE. Como você quer aprender inglês estudando somente na escola, duas vezes por semana por 1h30min?? Impossível. Assim como eu, colegas que estudaram e trabalharam comigo obtiveram fluência na língua praticando, dando aulas, mas acima de tudo, lendo, vendo filmes, tentando conversar com alguém em inglês; colocando em prática cada coisinha aprendida deste idioma.
Nós brasileiros podemos falar inglês? Sim, podemos. Desde que haja empenho suficiente do aluno para que o aprendizado aconteça. Professor é somente um mediador. A mágica do aprendizado só acontece quando nos envolvemos por inteiro com o assunto.
Não tenha medo, não tenha vergonha. Saber falar inglês ainda é um diferencial e somente quem pode investir no seu futuro, na sua carreira e na sua bagagem cultural é você mesmo!
Bons estudos! Good luck and may the force be with you!
Comentários